sábado, 3 de novembro de 2012

EU NÃO SOU FEMEN!

Eu sou muito desconfiada quando movimentos tomam proporções midiáticas tão rapidamente. Muitas vezes fico me perguntando se ser feminista é aceitar tudo ou discordar também. O que me chamou atenção sobre o FEMEN foi esta imagem nada agradável. Por quê? Vamos por partes. Pra começar, o Femen me parece um movimento padronizado, e parece escolher as mulheres a participarem. Acho que um movimento não deve excluir ninguém, assim como discordo com pessoas do Movimento Negro que acham que brancos não devem "meter o bedelho". A partir do momento em que se fazem testes para participar de um movimento social, já me parece algo excludente. Acho que todo mundo percebeu isso. Mas ao me deparar com a imagem acima não consegui me calar. Simplesmente me passa a imagem do colonizador, que impõe sua bandeira enquanto o colonizado ou escravo fica ao lado. Uma imagem que reforça o eurocentrismo. Perguntei, me pergunto: Por quê só a moça branca levanta a bandeira da França. Não houve explicação que me convencesse e por quê ela está no centro? Racismo? Foi um debate polêmico e que fez com que eu me posicionasse a respeito. Não é nada de puritanismo. Isso me parece moda com apelo midiático que elas chamam de "Neofeminismo". Eu me pergunto pra quê? Enquanto debatia com pessoas, percebi alguns preconceitos, deboches e arrogância. Além de algumas negociações a respeito de camisas. Eu nunca ganhei um centavo para defender o Feminismo. Ganhei desafetos, e muitos. Inclusive minha mãe que ao se deparar com esta imagem em meu perfil, disse que é "putaria" (mas o que se esperar de uma senhora evangélica que nunca leu a bíblia, diz que acredita e não entende o que tento dizer? Até a desculpo: é minha mãe, teve outra criação). Meu questionamento é até que ponto isso é mídia apelativa com intuito de se aproveitar das pessoas e manchar o Feminismo impondo padrões (o Feminismo não escolhe corpo, não escolhe padrões, nem faz testes com fotos para participar dele)? Como eu disse no link da imagem acima : "Femen, eu também quero levantar minha bandeira!" Não sou patriota assim. Foi apenas uma forma irônica de questionar o porquê das mulheres negras parecerem verdadeiras "guardas-costas", enquanto que a branca, magra e loira, levanta a bandeira com imponência. Nunca falei, mas vou falar: Nem todo protesto pede que se mostre os seios. Na Marcha das vadias a ideia é dizer "eu estou mostrando os seios aqui, agora, para deixar claro que ninguém tem o direito de me tocar mesmo eu fazendo isso aqui em público". Não quer dizer que as mulheres que fazem isso lá na Marcha façam isso em qualquer outro lugar, é um protesto específico e bem delimitado. Há uma grande diferença entre exibicionismo, mídia e Movimentos Sociais. Mostrar os seios é tão pessoal que tornar isso uma obrigação, abandona os ideiais do Feminismo. Não há também a inclusão de transsexuais, causa que também defendo. O FEMEN é um pseudo-movimento social completamente excludente e está pagando seus micos mundo afora. Nem puta, nem santa. EU NÃO SOU FEMEN!

Endereço da imagem acima:

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=431901680211037&set=a.132359276831947.26752.128165263918015&type=1&theater

Link para seleção das ativistas:

http://www.redetv.com.br/Video.aspx?52%2C15%2C283606%2Cjornalismo%2Credetv-news%2Cativistas-do-femen-recrutam-voluntarias-no-brasil

2 comentários:

  1. http://blogueirasfeministas.com/2012/07/25-de-julho-o-dia-das-outras-mulheres/

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=HCqDMTGogsI

    ResponderExcluir

Comente com educação. Obrigada