sábado, 19 de janeiro de 2013

Homofobia É uma Doença E Deve Ser Tratada Como Tal

Homofobia é uma doença, e deve ser tratada e enfrentada como tal; além disso, segundo pesquisas, homofóbicos podem ter maior propensão às doenças ligadas ao stress e as doenças emocionais.

A homofobia é uma das formas de preconceito mais difundidas, e, em geral, ninguém se declara homofóbico, ninguém admite ter preconceito, mas com freqüência demonstram nojo e desprezo ao falar daqueles que possuem orientação sexual diversa. Ora questionam a “incapacidade de liderança nas forças armadas”, ora o aspecto “natural-biológico” da perpetuação da espécie, mas sempre com o discurso de que aceitam, de que não condenam a homossexualidade.

Entretanto, apesar de negada, a aversão aos gays é considerada uma doença por alguns analistas.

O termo homofobia, como qualquer outra fobia, segue alguns padrões básicos: medo intenso, associado a repulsa, que leva gradativamente a um empobrecimento da vida emocional e do comportamento social.

Sentimentos de ódio que beiram níveis quase paranoicos podem gerar comportamentos violentos e, como postado pelo Blog da Saúde em matéria sobre saúde mental, relacionamentos com níveis altos de negatividade (como é o caso) foram ligados ao aumento do risco de doenças cardíacas, pressão alta, câncer e depressão. Quem é prejudicado com o preconceito é quem o pratica.

Homofobia deve ser tratada como doença, diz analista:

Durante o 12º Simpósio da AJB (Associação Junguiana do Brasil), em 2004, analistas debateram uma possível abordagem junguiana da sexualidade, principalmente na relação entre parceiros do mesmo sexo.

Segundo o analista Gustavo Barcellos, "o uso do termo 'homofobia' denota que estamos, como outras formas de fobias, diante de uma doença. O termo está em uso no jargão psicológico desde 1972, quando apareceu pela primeira vez no livro de George Wienberg, 'Society and the Healthy Homosexual'. Assim, podemos entender que ela segue os padrões básicos das dinâmicas fóbicas: medo intenso, associado a repulsa, que leva que leva gradativamente a um empobrecimento da vida emocional e do comportamento social."

A homofobia, de acordo com Barcellos, "pode facilmente avançar para um sentimento de ódio, beirando níveis quase paranoicos de rechaço que podem gerar comportamentos violentos."

Pesquisa mostra como relacionamentos negativos afetam a sua saúde

Os seus relacionamentos são tão importantes para a sua saúde quanto a sua alimentação, é a afirmação feita pelo psicólogo da Universidade de Brandeis, nos Estados Unidos. Quando você compete por atenção com alguém, se estressa com comentários impróprios ou tem interações sociais negativas, duas proteínas inflamatórias são liberadas no organismo e podem trazer riscos à saúde.
Isso foi mostrado por um estudo feito pela faculdade de medicina da UCLA (University of California, Los Angeles).

Os pesquisadores pediram para 122 jovens saudáveis, sem nenhum histórico de doenças cardíacas, problemas inflamatórios ou depressão, manter um diário (por 8 dias) sobre suas relações sociais, positivas ou negativas. Isso inclui competições acadêmicas, interação com os amigos, paqueras, professores e até mesmo os inimigos.

Passado o período de teste, os cientistas coletaram a saliva dos jovens para análise. As pessoas que relataram mais interações negativas em seus diários, tinham níveis relativamente elevados de uma das proteínas inflamatórias – Receptor de TNF 2. Os jovens que anotaram estresse por competir pela atenção de alguém possuíam altas concentrações de outra proteína inflamatória – interleucina-6.

Esses gatilhos inflamatórios foram ligados ao aumento do risco de doenças cardíacas, pressão alta, câncer e depressão, de acordo com a Science News. Os resultados da pesquisa somam a um crescente relato que conecta os estresses sociais a riscos biológicos.

Afinal, é melhor manter seus bons amigos por perto e os seus inimigos não tão próximos assim. (Colaboração: Professor Robson Silva)



Como você consegue chamar isso de amor?

Fontes:

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/934551-homofobia-deve-ser-tratada-como-doenca-diz-analista.shtml

http://www.blogdasaude.com.br/saude-mental/2012/01/30/pesquisa-mostra-como-relacionamentos-negativos-afetam-a-sua-saude/

http://www.blogdasaude.com.br/saude-mental/2012/01/03/o-efeito-do-que-falamos/

http://www.sciencenews.org/view/generic/id/337855/description/Social_friction_tied_to_inflammation
 

 Fica a pergunta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com educação. Obrigada